síndico profissional

A importância de um síndico profissional

É muito comum vermos moradores que são síndicos do próprio condomínio. No entanto, você sabe até que ponto isso é positivo? Um síndico profissional é a saída ideal para resolver conflitos e administrar melhor o espaço, já que ele pode acompanhar tudo com um olhar mais crítico.

Além disso, existem cursos para síndicos que o capacitam para essa função tão importante dentro dos condomínios. Por isso, vamos abordar algumas características que fazem com que esse profissional seja a melhor opção para uma gestão condominial. Confira!

Conhece as regras do condomínio

O primeiro aspecto importante a se destacar nos síndicos profissionais é o fato de eles conhecerem bem o condomínio e suas regras. Tal fato facilita a aplicação correta de advertências, multas e até o processo de manutenção do espaço.

Além disso, ele também tem maior aprofundamento no código civil que diz respeito aos condomínios e conhece melhor o regimento interno. Logo, ele pode resguardar os moradores de possíveis problemas legais também.

Como o regimento é elaborado com base na assembleia geral, o sindico poderá tomar as melhores decisões que estão de acordo com os anseios dos moradores.

Comunica-se bem com todos

O segundo ponto positivo dos síndicos profissionais é a habilidade de garantir uma boa comunicação com os condôminos. Além de conseguir estabelecer uma relação estreita, caso haja algum conflito, ele saberá lidar melhor com as pessoas.

É essencial que o síndico não tenha “picuinhas” com os condôminos, pois isso pode atrapalhar seu trabalho. Dessa forma, por meio do profissionalismo ele evita essas situações e ainda auxilia na boa convivência entre os moradores e funcionários.

Garante uma boa sustentabilidade financeira

Dentre as inúmeras funções de um síndico, uma das mais complexas é administrar o dinheiro. Afinal, é necessário ter responsabilidade e compromisso para usá-lo da melhor forma possível.

Um síndico profissional tem conhecimento para fazer uma boa alocação de gastos para manutenções e reformas, por exemplo. Além disso, ele se compromete com os moradores de praticar uma gestão de transparência, em que todos ficam sabendo dos gastos, o que está sendo feito para a melhora do ambiente, etc.

Por isso, ele é capaz de garantir a sustentabilidade financeira do condomínio.

Dedica-se totalmente à gestão condominial

Por fim, um síndico profissional possui essa atividade como função principal. Portanto, ele se dedica ainda mais à gestão condominial e está sempre de prontidão para resolver conflitos e questões importantes.

Não que um morador comum não consiga fazer isso também. Entretanto, é um diferencial poder contar com uma pessoa capacitada e focada para garantir a segurança e o bem-estar de todos no condomínio.

Desse modo, um sindico profissional é muito importante para uma boa administração do condomínio. Caso você seja um morador comum e queira se especializar, existem diversos cursos para tal função, sejam online ou presenciais. Assim, é possível ter uma visão mais ampla sobre o assunto e auxiliar na melhora do espaço onde você vive.

Gostou deste artigo? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de vários outros conteúdos e novidades!

 

Sem comentários

Cancelar