Comunicação no condomínio: corte o telefone sem fio com 5 dicas

Comunicação no condomínio: corte o telefone sem fio com 5 dicas

Quando um morador assume o posto de síndico de um condomínio, passa a compreender a importância de falar bem com seus vizinhos. Afinal, essa função envolve um dos maiores bens da maioria das pessoas: a sua casa. Por essa razão, melhorar a comunicação no condomínio deve ser o principal objetivo do síndico.

Quem mora em conjunto habitacional percebe o quanto a falta de informação prejudica a gestão e o convívio na comunidade. Basta uma fofoca ou um rumor para que a maioria acabe “brincando de telefone sem fio”. Sem contar que  dependendo da gravidade do assunto  as coisas podem perder o controle e se tornarem difíceis de administrar. Portanto, comunicar-se com qualidade é essencial.

Existem diversas maneiras de conseguir dialogar com os condôminos. Pensando nisso, reunimos, neste post, algumas dicas para que você, síndico, obtenha sucesso nessa função. Acompanhe!

1. Utilize comunicados impressos

Você pode utilizar essa ferramenta de, pelo menos, três formas:

  1. Pôr um quadro de avisos nos espaços comuns e de circulação do condomínio. Instruções, recados e até dicas de utilização de determinadas áreas, como quadra, piscina e salão de festas, podem ser bem utilizadas com esse meio de comunicação.

  2. Para mensagens mais urgentes e que dependem de posição do condomínio, um comunicado nos elevadores é a solução mais eficiente. Assim, a probabilidade de informar quase todos os moradores é grande. Alertas de dedetização, reunião, interrompimento de fornecimento de água e energia são alguns dos recados que surtirão efeito nos elevadores.

  3. Comunicados por carta também são úteis para deixar os condôminos cientes sobre prestação de contas, advertências e decisões referentes às instalações do prédio. Nesse caso, as cartas precisam ser registradas e entregues em cada apartamento.

2. Mostre-se presente

É óbvio que não tem como um síndico estar o dia todo à disposição dos moradores, afinal, também tem seus afazeres. Porém, ao assumir o cargo, você precisa estar disponível para atender os condôminos.

Uma boa dica é definir um horário fixo de atendimento. Assim, você pode se programar para estar sempre disponível em um determinado período (dia da semana, por exemplo) para ouvir queixas ou oferecer soluções.

Não se esqueça de deixar também seu telefone e e-mail para acesso de todos. Caso você não consiga solucionar algum problema na hora, também é conveniente ter alguém que possa ajudar — como porteiro ou zelador. Mais relevante do que resolver o problema de imediato é resolvê-lo totalmente.

3. Crie um grupo no Whatsapp

Em tempos de inovação tecnológica, fazer uso de soluções desse tipo é uma excelente forma de melhorar a comunicação no condomínio. Em razão disso, sugira a criação de um grupo no Whatsapp.

Essa é uma excelente alternativa para enviar mensagens rápidas para que todos fiquem cientes ao mesmo tempo, como uma lâmpada quebrada, elevador parado ou manutenção de uma área comum. Esse canal economiza um tempo considerável, pois basta digitar ou gravar o áudio uma vez.

Dica extremamente importante: procure responder todos os questionamentos que surgirem nesse canal. Esclareça tudo para se mostrar presente e evitar descontentamentos por parte dos condôminos. Além disso, a dúvida de um pode ser a mesma dos outros.

4. Deixe um livro na portaria

Todo condomínio deve disponibilizar um livro na portaria para que os moradores registrem críticas e sugiram algumas mudanças. Informe a todos os condôminos sobre a existência desse livro e o leia diariamente. Dessa forma, você não deixa escapar nenhuma reclamação.

Ah! Não se esqueça de responder a pessoa que reclamou, seja para avisar quando o assunto será resolvido, seja para dar alguma satisfação. Isso é muito importante!

5. Faça reuniões e assembleias

Duas práticas importantes e que precisam ser feitas periodicamente no condomínio. Convoque reuniões regulares para solucionar pequenos problemas, desentendimentos ou propor novas condutas. Elas devem ser breves, com uma pauta pré-definida.

Já a assembleia tem característica mais administrativa. É útil para prestar contas, avaliar orçamento, discutir reformas e realizar votações que sejam referentes ao Regimento Interno e à Convenção do Condomínio.

Esperamos que as nossas dicas de como melhorar a comunicação no condomínio sejam úteis para você. Aproveite essa oportunidade e compartilhe este conteúdo com seus colegas síndicos nas suas redes sociais para que eles também possam aproveitar essas informações!

Sem comentários

Cancelar